Ex-ministro abre Seminário Bunkyo Rural em Adamantina

“Tendências para o Agronegócio em Adamantina” é o tema do Bunkyo Rural, que comemora sua décima edição. Sendo realizado a cada ano em uma localidade diferente, a cidade foi escolhida a pedido da comunidade local, representada pela Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina, pelo prefeito de Adamantina, Márcio Cardim e com a parceria da CAMDA(Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina).

O evento será prestigiado, na sua abertura, pela presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Diniz Junqueira, e pelo Cônsul Geral do Japão, Yasushi Noguchi.

A região da Alta Paulista, tradicional na produção agrícola familiar e com solo e clima propícios para variadas culturas, viu, nos últimos anos, perder seu espaço para a cana-de-açúcar, onde as grandes usinas acabaram arrendando uma boa área para essa monocultura.

https://media.giphy.com/media/lNG009oftih5blfysj/giphy.gif
Hoje, entretanto, com a crise no setor, várias usinas acabaram encerrando suas atividades, e as terras arrendadas voltaram para seus proprietários.

O que fazer com essa propriedade para ter o máximo de retorno utilizando os recursos disponíveis? É o que estarão explicando os palestrantes do Bunkyo Rural.

O ex-ministro Roberto Rodrigues estará falando sobre o Cooperativismo e a Agricultura Familiar. Outros especialistas falarão sobre a cultura da soja na região, sobre a produção de bovinos, produção de pastagens, fruticultura tropical e produtos orgânicos, oferecendo uma variedade de culturais viáveis em Adamantina. Manejo do solo e produção de “bokashi” também estão entre os temas a serem tratados.

No segundo dia do evento, dia 28 à tarde, haverá o Dia de Campo, quando os participantes poderão optar entre a visita às instalações de confinamento de bovinos e processo IAFT da CAMDA, à produção de “bokashi”, à produção de mandioca e à produção de frutas.

Haverá também uma mostra paralela de equipamentos e produtos. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Informações e inscrição: Em Adamantina: Gerson Haga, tel. 18-99792-1952 e Noriko Saito, tel. 18-99752-4699

O Seminário Bunkyo Rural é uma realização da comissão, formada por voluntários, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, com sede em São Paulo.

Além da organização do Seminário, a comissão coordena visita às regiões agrícolas e mantém estreito contato com técnicos e professores do setor. O Bunkyo Rural tem por objetivo aprofundar as discussões sobre as mudanças socioculturais e ambientais que afetam o sistema da produção e abastecimento agrícola no Brasil. Com palestras sobre temas atuais, o encontro pretende levar novas ideias que possam auxiliar o agricultor e os profissionais de áreas relacionadas.

 

Helder Horikawa

 

https://folharegionaladamantina.com.br/anuncios/www/images/33b28e54fb60fbe6e7717697861499f3.jpg
 

VOCÊ PODE GOSTAR

TV Folha Regional