Connect with us

Cidades

Alunos de Pedagogia recebem palestra sobre gestão escolar na educação infantil

Publicado

em

Os acadêmicos do 6º termo do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) assistiram a uma palestra com o tema: “Gestão Escolar na Educação Infantil: desafios de fazer  acontecer”. Ministrada pela pedagoga Darcy de Souza Silva, diretora da EMEI Cantinho Feliz, Ciclo I, a palestra ocorreu no último dia 04 de setembro, no Câmpus I da UniFAI.

A gestora abordou questões cruciais deixando claros os princípios que norteiam a Educação Infantil na busca de um atendimento de qualidade onde a criança é o foco.   

O tema proposto vai ao encontro do objetivo da disciplina Orientação à Prática Docente de Estágio Supervisionado III, ministrada pela professora Ângela Christina Soares.

https://i2.wp.com/media.giphy.com/media/lNG009oftih5blfysj/giphy.gif?resize=420%2C315&ssl=1
“A palestra permitiu uma visão ampla da atuação do profissional em pedagogia. Apesar de o papel do diretor ser essencial, sozinho ele não consegue atingir as metas de um aprendizado de qualidade e essa troca de experiências é fundamental na formação profissional dos alunos”, aponta a docente.

Darcy conta que o curso de Pedagogia foi fundamental para mudar sua visão sobre a função que passou a exercer e que reencontrar professores “queridos” do Centro Universitário gerou a ela boas lembranças: “Ser convidada para falar com a turma de Pedagogia me deixou orgulhosa e feliz, afinal é um privilégio poder ter seu trabalho como referência positiva. Para ser um bom líder é preciso ser um bom ouvinte. O líder constrói pontes em uma relação interpessoal e dá voz a todas as pessoas da escola. A boa gestão não está ligada às ações de uma só pessoa, mas envolve a comunidade pedagógica, todos que interagem com os alunos e que ensinam algo a eles”.

De acordo com a aluna do 6º termo, Adriana Aparecida Coutinho, a palestra foi muito importante. “Na maior parte das vezes, muitas pessoas pensam que o pedagogo apenas ministra aulas, mas existe um leque de opções com outros caminhos para atuação na profissão”, explica.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Profª Me. Siomara Augusta Ladeia Marinho, é “muito gratificante” ver a pedagoga Darcy de Souza Silva “muito bem” no mercado de trabalho “e atuando como gestora democrática, conseguindo realizar objetivos que são fundamentais para a educação. Os relatos de experiências democráticas realizadas em sua gestão na EMEI Cantinho Feliz são maravilhosos! Parabenizo a gestora pelo seu trabalho e agradeço por contribuir com sua experiência pessoal e profissional de forma tão motivadora”, concluiu.

 

Por Siomara Augusta Ladeia Marinho / Revisão de Priscila Caldeira

 

https://i1.wp.com/folharegionaladamantina.com.br/anuncios/www/images/33b28e54fb60fbe6e7717697861499f3.jpg?w=740&ssl=1
 

Publicidade

Mais Lidas