Alunos de Pedagogia recebem palestra sobre gestão escolar na educação infantil

Os acadêmicos do 6º termo do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) assistiram a uma palestra com o tema: “Gestão Escolar na Educação Infantil: desafios de fazer  acontecer”. Ministrada pela pedagoga Darcy de Souza Silva, diretora da EMEI Cantinho Feliz, Ciclo I, a palestra ocorreu no último dia 04 de setembro, no Câmpus I da UniFAI.

A gestora abordou questões cruciais deixando claros os princípios que norteiam a Educação Infantil na busca de um atendimento de qualidade onde a criança é o foco.   

O tema proposto vai ao encontro do objetivo da disciplina Orientação à Prática Docente de Estágio Supervisionado III, ministrada pela professora Ângela Christina Soares.

https://media.giphy.com/media/lNG009oftih5blfysj/giphy.gif
“A palestra permitiu uma visão ampla da atuação do profissional em pedagogia. Apesar de o papel do diretor ser essencial, sozinho ele não consegue atingir as metas de um aprendizado de qualidade e essa troca de experiências é fundamental na formação profissional dos alunos”, aponta a docente.

Darcy conta que o curso de Pedagogia foi fundamental para mudar sua visão sobre a função que passou a exercer e que reencontrar professores “queridos” do Centro Universitário gerou a ela boas lembranças: “Ser convidada para falar com a turma de Pedagogia me deixou orgulhosa e feliz, afinal é um privilégio poder ter seu trabalho como referência positiva. Para ser um bom líder é preciso ser um bom ouvinte. O líder constrói pontes em uma relação interpessoal e dá voz a todas as pessoas da escola. A boa gestão não está ligada às ações de uma só pessoa, mas envolve a comunidade pedagógica, todos que interagem com os alunos e que ensinam algo a eles”.

De acordo com a aluna do 6º termo, Adriana Aparecida Coutinho, a palestra foi muito importante. “Na maior parte das vezes, muitas pessoas pensam que o pedagogo apenas ministra aulas, mas existe um leque de opções com outros caminhos para atuação na profissão”, explica.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Profª Me. Siomara Augusta Ladeia Marinho, é “muito gratificante” ver a pedagoga Darcy de Souza Silva “muito bem” no mercado de trabalho “e atuando como gestora democrática, conseguindo realizar objetivos que são fundamentais para a educação. Os relatos de experiências democráticas realizadas em sua gestão na EMEI Cantinho Feliz são maravilhosos! Parabenizo a gestora pelo seu trabalho e agradeço por contribuir com sua experiência pessoal e profissional de forma tão motivadora”, concluiu.

 

Por Siomara Augusta Ladeia Marinho / Revisão de Priscila Caldeira

 

https://folharegionaladamantina.com.br/anuncios/www/images/33b28e54fb60fbe6e7717697861499f3.jpg
 

VOCÊ PODE GOSTAR

TV Folha Regional