Connect with us

Cidades

ABCZ realiza na ExpoVerde 2019 seminário sobre “A Importância do Reprodutor Puro de Origem (PO) no rebanho comercial”

Publicado

em

Foi realizado na manhã de hoje (6) pelo técnico da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Alisson Andrade um seminário sobre “A Importância do Reprodutor Puro de Origem (PO) no rebanho comercial”.

Em sua apresentação, o profissional explicou que a ABCZ participa de feiras como a ExpoVerde, pois o objetivo é conscientizar os pequenos produtores sobre a importância de adquirir touros puro de origem.

Ele afirma que a compra é acessível a todos, porém o que muitos acham ainda que de forma errada que o touro PO é caro. “Depois que o criador compra o primeiro animal, ele não compra mais os que chamamos de cabeceira de boiada, pois a genética passa a ser acessível a todos”, assegura.

https://i2.wp.com/media.giphy.com/media/lNG009oftih5blfysj/giphy.gif?resize=451%2C338&ssl=1
Andrade ainda disse que os bezerros filhos de um touro PO são mais valorizados e ficam prontos um ano mais cedo que os demais e o proprietário consegue obter o ganho genético e financeiro.

“Aqueles que querem adquirir um touro PO precisam primeiramente definir qual é o objetivo da seleção que pode ser reprodução de leite, visando estabelecer a recria de fêmeas, produção de leite, visando estabelecer a comercialização de bezerros com qualidade e voltado a produção de carne”, comenta.

Feito isso, quem vai adquirir precisará considerar como características o biótipo funcional, a estrutura óssea, o desenvolvimento muscular, aparelho reprodutor, a caracterização da ração, temperamento, pelagem e sistema locomotor aprumos e genealogia.

Mais informações podem ser obtidas em www.abcz.org.br

 

Jornalista Natacha Dominato

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA

 

https://i1.wp.com/folharegionaladamantina.com.br/anuncios/www/images/33b28e54fb60fbe6e7717697861499f3.jpg?w=740&ssl=1
 

 

 

Publicidade

Mais Lidas