Connect with us

Empresas

PGS Vet – Endoscopia Volante

Publicado

em

Realiza Endoscopia Digestiva Alta e ou Baixa em pequenos animais pelo sistema Volante/Móvel.

Médico Veterinário especialista Dr. Pedro Herrera
CRMV/SP 32601

A endoscopia é um exame amplamente reconhecido e difundido na medicina humana. Ele consiste na avaliação do trato gastrointestinal por meio de um aparelho próprio, chamado de Vídeo Endoscópio, mas apesar de toda a sua eficiência, este é um exame ainda pouco empregado na rotina dos médicos veterinários por falta de profissionais que prestam esse serviço nas clínicas e hospitais veterinários, aí onde a PGS Vet Endoscopia Volante irá suprir essa necessidade em todo interior do estado de São Paulo.

A Vídeo Endoscopia Veterinária pode ser utilizada no diagnóstico e tratamento de uma série de doenças encontradas em cães e gatos, e se divide em vários segmentos, sendo estes: Esofagogastroduodenoscopia, a qual também pode ser chamada de EDA – Endoscopia Digestiva Alta, e EDB – Endoscopia Digestiva Baixa (Colonoscopia), Rinoscopia, Cistoscopia, Broncoscopia, entre outros. Em todos os procedimentos, os animais são submetidos à anestesia geral inalatória, acompanhado sempre por um especialista anestesiologista, visando maior segurança, conforto e precisão no procedimento e no diagnóstico.

EDA – ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA


– Esofagoscopia

A esofagoscopia na maioria dos casos é indicada em animais que apresentam sinais de doença esofágica como regurgitação, disfagia, hipersalivação, anorexia e tosse.

As principais alterações diagnosticadas realizando a esofagoscopia são esofagites, estenoses ou estreitamentos do esôfago e corpos estranhos. Úlceras, fístulas e neoplasias tem uma menor incidência em cães e gatos. Megaesôfago, divertículo, doença do anel vascular e alterações hiatais são melhores diagnosticadas com a radiografia contrastada, entretanto a endoscopia pode fornecer informações importantes nestes casos.

– Gastroduodenoscopia

As principais indicações para este exame são os sintomas de vômito, náusea, diarréia, perda de peso, anorexia, melena (sangue escuro nas fezes) e hematemese (sangue no vômito). Com esses sintomas, podemos suspeitar de doença do trato gastrointestinal (TGI).

Nas causas primárias de doenças do TGI, principalmente o estômago e o duodeno, não apresentam alterações em exames de rotina como a radiografia, ultrasonografia, e exames laboratoriais (hemograma e bioquímicos). Portanto o exame de endoscopia é o melhor método para diagnosticar por visualização macroscópica e microscópica através da coleta de biópsias, análise histopatológica laboratorial, tornando um diagnóstico completo, correto e preciso.

A endoscopia veterinária tem um grande papel no que tange o reconhecimento e a remoção de corpos estranhos presentes no trato gastrointestinal e possui uma série de benefícios ao paciente, uma vez que, na maioria das vezes, consegue-se evitar uma cirurgia.

Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, após a remoção do corpo estranho, o paciente vai embora pra casa como se nada tivesse acontecido, sem a necessidade de internação, pós-operatório, retirada de pontos e principalmente pela questão de bem estar animal, visando sua longevidade.

**Importantíssimo**
Preparo para EDA:
jejum alimentar de 12 horas e
jejum hídrico de 6 horas

ENDOSCOPIA DIGESTIVA BAIXA OU COLONOSCOPIA

A colonoscopia avalia a mucosa do reto, cólon e alguns casos o íleo terminal.

INDICAÇÃO
Cães e gatos com diarréia crônica ou sangue nas fezes.

O QUE PODE SER IDENTIFICADO?
Colite, ulcera, parasitas, tumor, pólipo, intussuscepção, divertículo, doença auto-imune.

 

Para realizar a colonoscopia o intestino tem que estar bem limpo, isto é, sem a presença de fezes. Para que isso seja possível é preciso que o animal passe por um preparo especial (siga orientação do seu médico veterinário).

Se o seu PET apresenta sintomas como: vômito ou diarréia com ou sem sangue, perda de apetite, perda de peso, hipersalivação, dificuldade respiratória, dificuldade de deglutir, engasgos e tosse, fale com seu Veterinário, e peça que ele solicite uma Endoscopia com o Dr. Pedro Herrera, que atende em clinicas e hospitais veterinários de toda a região.
PGS Vet Endoscopia Volante
Av.Pres.Vargas, 935 centro –Osvaldo Cruz /sp
Fone: (18) 9 8158- 5653

https://scontent-gru2-2.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/65306524_2501038656627128_8520321590267740160_n.jpg?_nc_cat=109&_nc_oc=AQkyBk75tgLUtJ7B5l7QPVlwqqhKhNfOpCmcwbCHBOEIEnl5wRRyZufaMtV6PoeIS7Y&_nc_ht=scontent-gru2-2.xx&oh=246c389dfacaf6f7236d76432acf3136&oe=5DB5E51D

Publicidade

Mais Lidas