Prefeitura elabora projeto para inutilizar galeria e construir nova na Avenida Ademar de Barros

Nas últimas semanas o risco de desabamento causado pelo afundamento do solo também no trecho da Alameda Padre Nóbrega – defronte do parquinho infantil – fez acender o sinal de alerta em moradores, empresários e na Prefeitura de Adamantina para a situação da rede de tubos que desce do centro em direção do Parque dos Pioneiros e passa debaixo das residências e comércios construídos próximos do local.

O novo problema foi confirmado pelo prefeito Marcio Cardim em entrevista à TV Folha Regional na manhã da última segunda-feira (25). “O que se detecta ali é algo pior do que se imaginava. Então o problema não está só no Parque dos Pioneiros”.

De acordo com as fotos tiradas pela equipe que fez a vistoria, os tubos mesmo sendo de concreto, já estão em formato elíptico (oval), portanto, já cederam. E o conserto ou a substituição é praticamente impossível, primeiro porque a galeria fica a cerca de 9 metros de profundidade, e, segundo, porque existem as edificações em cima”, contou o chefe do executivo. “A providência mais recomendada então é eliminar aquela tubulação”, completou.

Existem duas galerias transversais que desaguam no Pioneiros: uma que desce desde o salão da Acrea (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina), na Avenida Capitão José Antônio de Oliveira; e outra que começa do lado do Ginásio “Carlos Bueno Santana”, na Avenida Ademar de Barros. “Então, vamos ter que abrir e implantar uma nova rede de tubos na Ademar de Barros – sobre o asfalto – até o Parque, para que possamos inutilizar e isolar a galeria que sai desta avenida e passa debaixo das construções. Dessa forma focaria apenas uma passando debaixo das casas e comércios, a que vem da Acrea. O que reduzirá pela metade o volume de águas pluviais”, explicou Cardim.

O setor competente da Prefeitura já trabalha na elaboração do projeto da nova galeria com o intuito de pleitear recursos junto ao Governo do Estado, porque, segundo o prefeito, apenas com recursos próprios o Município não tem condições de executar a obra.

 

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/53318702_417514985720865_2231566660840456192_n.jpg?_nc_cat=103&_nc_eui2=AeFVKkmPnRrQWUTk6VMWe04ed7cE_8cC0gihRLzDLORvJj-KQyUpikgsaiJxjXUetXTm1Wd99OLfVWLXiz5DWDwf077yAjQiHo9lbDgosowDAw&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=aae3b514814b808bd955109e91b43a22&oe=5D4EDD86
 

VOCÊ PODE GOSTAR

TV Folha Regional